Metodologia

OBJETIVOS
 
O Projeto CineTrabalho é um projeto de pesquisa-ação midiática que visa produzir monografias audiovisuais de curta e média duração voltadas para práticas de reflexões criticas sobre o mundo do trabalho. 

O Projeto CineTrabalho dá visibilidade a problemas do mundo do trabalho, propiciando, deste modo, por meio de dinâmicas de discussão critica, reflexões sobre os problemas laborais. 

Além disso, o Projeto CineTrabalho contribui para a constituição de acervo de memória social sobre atividades profissionais e experiências vividas do trabalho. 

Finalmente, o Projeto CineTrabalho contribui para publicizar narrativas de trabalhadoes e trabalhadoras sujeitos de direitos sociai.

Atenção:
Os videos do Projeto CineTrabalho NÃO têm caráter de denúncia social ou política, nem têm objetivos jornalísticos de qualquer natureza.

  
PROCEDIMENTOS
Os roteiros das monogrofias audiovisuais e a produção dos filmes em vídeo devem ser elaborados atentando-se para os seguintes aspectos formais:

  1. O vídeo deve conter (1) depoimentos de trabalhadores e trabalhadoras e suas narrativas pessoais com história de vida/história do trabalho e (2) tomadas de cena das ambiências de trabalho que possam ser utilizadas para a contextualização das falas dos trabalhadores e trabalhadoras.
  2.  Cada monografia audiovisual deve ter uma idéia-chave capaz de estruturar as diversas cenas  e tomadas que compõe a linha narrativa do vídeo.
  3. Na composição dos cenários das cenas  e tomadas dos depoimentos e contextualização das narrativas deve-se atentar para detalhes que possam desvelar significações sobre o mundo do trabalho.
  4. A edição inteligente e a montagem precisa e fluida das cenas e tomadas; e a composição da trilha musical adequada, adquirem importância fundamental para a obtenção do efeito estético necessário capaz de prender a atenção e suscitar reflexão do público-espectador.
  5. A sequencia de falas escolhidas devem ter relevância significativa, evitando-se redundâncias que prejudiquem a fluidez e desenvolvimento do filme.

O projeto CineTrabalho utiliza em sua dinâmica de reflexão critica a metodologia do Projeto Tela Crítica. Por isso ele compõem-se de 3 etapas:

1. Pesquisa, Roteiro e Planejamento

A produção do vídeo implica a pesquisa sobre o objeto temático escolhido, mapeamento da matéria a ser registrada em vídeo com elaboração do roteiro e o planejamento das filmagens (estratégia e logística de acesso/entrevista e registro audiovisual).

2. Produção e Pós-Produção (Filmagem, Edição/Montagem)

2.1 Filmagem

A produção do vídeo propriamente dito com o registro audiovisual e fotografia levando-se em consideração aspectos técnico-formais, principalmente qualidade do som, iluminação e fotografia. A condução da entrevista deve ser firme e segura, com o entrevistador deixando o depoente a vontade para expressar sua fala. É importante preservar a fala livre do depoente. O entrevistador deve intervir para suscitar questões que possam esclarecer e explicitar problemas que contribuam para o enriquecimento do material a ser registrado. É imprescindível conquistar a confiança do depoente, procurando contrabalançar, com cautela e tato, o efeito de intimidação que o ato de filmar, com seu aparato de equipamentos, provoca nos depoentes. Deve-se conseguir previamente  a autorização – tácita ou formal - dos depoentes para a utilização de suas imagens nos termos do projeto CineTrabalho. É importante utilizar sempre que possível tripé nas filmagens para evitar trepidação nas imagens e microfone sem fio capaz de registrar com ótima qualidade a fala dos depoentes.

2.2 Edição e Montagem

A coleta de material audiovisual ultrapassa, muitas vezes, 1 hora de filmagem. É o processo de edição e montagem que transforma o material bruto (as cenas e tomadas registradas em vídeo) no filme propriamente dito com trilha musical e efeitos de transição. A edição e montagem é a parte mais importante da produção do vídeo, por isso a função de direção é atribuída àquele(s) que executa(m) a edição e montagem do filme. O processo de edição é um processo de escolhas capazes de dar inteligibilidade e fluidez à narrativa fílmica. Exige imaginação critica e capacidade de síntese. Como efeito de transição, prioriza-se o fade in/fade out, principalmente na fluidez das falaas dos depoentes. Como trilha musical, prioriza-se no corpo da narrativa filmica, musica instrumental (com as devidas exceções). Deve-se ser sóbrio nos efeitos de edição em geral, priorizando a fluidez do conteúdo. Apesar da edição e montagem seguir um planejamento e roteiro , muitas vezes, o diretor improvisa, enriquecendo o filme com cenas e tomadas inesperadas, mas ricas em significações. Edição e montagem não é apenas um processo técnico, mas também um processo de criação artística.

3. Pós-produção e Reflexão Crítica


Após a produção do filme de vídeo, cria-se a capa do DVD a ser utilizada na divulgação pública.  No processo de reflexão critica utiliza-se uma versão sintética da metologia do Projeto Critica. A peça audiovisual utilizada no Projeto CineTrabalho não é um filme de cinema, mas um filme de vídeo de curta e média duração. O que significa que pode propiciar mais tempo para a dinâmica de análise critica da narrativa fílmica. No caso, a análise critica do vídeo significa efetuar a análise de conteúdo das falas e a análise das imagens produzidas, vinculando-as com problemáticas do mundo do trabalho. O exercício da análise crítica é um exercício categorial, isto é, ele visa analisar as falas e imagens por meio de conceitos e categorias teóricas capazes de projetar – falas e imagens – para além da singularidade explicitada. 

A dinâmica de análise critica implica (1) exibição do video; (2) participação do público individual ou em grupo dissecando, de forma esparsa, significações apreendidas das falas e imagens (o professor apenas oprganiza as impressões imediatas do público-espectador) e (3) nova exibição do vídeo com pausas conduzidas pelo professor em momentos das falas e cenas que têm um valor significativo para o processo de reflexão/interpretação critica do video. O professor organiza conceitual e teoricamente a problemática contida no vídeo, inclusive indo além dele no processo de reflexão crítica.