OBJETIVOS
O Projeto CineTrabalho é um projeto de pesquisa-ação midiática que visa produzir monografias audiovisuais de curta e média duração voltadas para práticas de reflexões criticas sobre o mundo do trabalho.
O Projeto CineTrabalho dá visibilidade a problemas do mundo do trabalho, propiciando, deste modo, por meio de dinâmicas de discussão critica, reflexões sobre os problemas laborais.
Além disso, o Projeto CineTrabalho contribui para a constituição de acervo de memória social sobre atividades profissionais e experiências vividas do trabalho.
Finalmente, o Projeto CineTrabalho contribui para publicizar narrativas de trabalhadoes e trabalhadoras sujeitos de direitos sociai.
Atenção:
Os videos do Projeto CineTrabalho NÃO têm caráter de denúncia social ou política, nem têm objetivos jornalísticos de qualquer natureza.
O Projeto CineTrabalho é um projeto de pesquisa-ação midiática que visa produzir monografias audiovisuais de curta e média duração voltadas para práticas de reflexões criticas sobre o mundo do trabalho.
O Projeto CineTrabalho dá visibilidade a problemas do mundo do trabalho, propiciando, deste modo, por meio de dinâmicas de discussão critica, reflexões sobre os problemas laborais.
Além disso, o Projeto CineTrabalho contribui para a constituição de acervo de memória social sobre atividades profissionais e experiências vividas do trabalho.
Finalmente, o Projeto CineTrabalho contribui para publicizar narrativas de trabalhadoes e trabalhadoras sujeitos de direitos sociai.
Atenção:
Os videos do Projeto CineTrabalho NÃO têm caráter de denúncia social ou política, nem têm objetivos jornalísticos de qualquer natureza.
PROCEDIMENTOS
Os roteiros das monogrofias audiovisuais e a produção dos
filmes em vídeo devem ser elaborados atentando-se para os seguintes aspectos
formais:
- O vídeo deve conter (1) depoimentos de trabalhadores e trabalhadoras e suas narrativas pessoais com história de vida/história do trabalho e (2) tomadas de cena das ambiências de trabalho que possam ser utilizadas para a contextualização das falas dos trabalhadores e trabalhadoras.
- Cada monografia audiovisual deve ter uma idéia-chave capaz de estruturar as diversas cenas e tomadas que compõe a linha narrativa do vídeo.
- Na composição dos cenários das cenas e tomadas dos depoimentos e contextualização das narrativas deve-se atentar para detalhes que possam desvelar significações sobre o mundo do trabalho.
- A edição inteligente e a montagem precisa e fluida das cenas e tomadas; e a composição da trilha musical adequada, adquirem importância fundamental para a obtenção do efeito estético necessário capaz de prender a atenção e suscitar reflexão do público-espectador.
- A sequencia de falas escolhidas devem ter relevância significativa, evitando-se redundâncias que prejudiquem a fluidez e desenvolvimento do filme.
O projeto CineTrabalho utiliza em
sua dinâmica de reflexão critica a metodologia do Projeto Tela Crítica. Por
isso ele compõem-se de 3 etapas:
1. Pesquisa, Roteiro e
Planejamento
A produção do vídeo implica a
pesquisa sobre o objeto temático escolhido, mapeamento da matéria a ser
registrada em vídeo com elaboração do roteiro e o planejamento das filmagens (estratégia
e logística de acesso/entrevista e registro audiovisual).
2. Produção e Pós-Produção (Filmagem,
Edição/Montagem)
2.1 Filmagem
A produção do vídeo propriamente
dito com o registro audiovisual e fotografia levando-se em consideração
aspectos técnico-formais, principalmente qualidade do som, iluminação e
fotografia. A condução da entrevista deve ser firme e segura, com o
entrevistador deixando o depoente a vontade para expressar sua fala. É
importante preservar a fala livre do depoente. O entrevistador deve intervir
para suscitar questões que possam esclarecer e explicitar problemas que
contribuam para o enriquecimento do material a ser registrado. É imprescindível
conquistar a confiança do depoente, procurando contrabalançar, com cautela e
tato, o efeito de intimidação que o ato de filmar, com seu aparato de
equipamentos, provoca nos depoentes. Deve-se conseguir previamente a autorização – tácita ou formal - dos
depoentes para a utilização de suas imagens nos termos do projeto CineTrabalho.
É importante utilizar sempre que possível tripé nas filmagens para evitar
trepidação nas imagens e microfone sem fio capaz de registrar com ótima
qualidade a fala dos depoentes.
2.2 Edição e Montagem
A coleta de material audiovisual
ultrapassa, muitas vezes, 1 hora de filmagem. É o processo de edição e montagem
que transforma o material bruto (as cenas e tomadas registradas em vídeo) no
filme propriamente dito com trilha musical e efeitos de transição. A edição e
montagem é a parte mais importante da produção do vídeo, por isso a função de
direção é atribuída àquele(s) que executa(m) a edição e montagem do filme. O
processo de edição é um processo de escolhas capazes de dar inteligibilidade e
fluidez à narrativa fílmica. Exige imaginação critica e capacidade de síntese.
Como efeito de transição, prioriza-se o fade in/fade out, principalmente na
fluidez das falaas dos depoentes. Como trilha musical, prioriza-se no corpo da
narrativa filmica, musica instrumental (com as devidas exceções). Deve-se ser sóbrio
nos efeitos de edição em geral, priorizando a fluidez do conteúdo. Apesar da
edição e montagem seguir um planejamento e roteiro , muitas vezes, o diretor
improvisa, enriquecendo o filme com cenas e tomadas inesperadas, mas ricas em
significações. Edição e montagem não é apenas um processo técnico, mas também
um processo de criação artística.
3. Pós-produção e Reflexão Crítica
Após a produção do filme de vídeo,
cria-se a capa do DVD a ser utilizada na divulgação pública. No processo de reflexão critica utiliza-se uma
versão sintética da metologia do Projeto Critica. A peça audiovisual utilizada
no Projeto CineTrabalho não é um filme de cinema, mas um filme de vídeo de
curta e média duração. O que significa que pode propiciar mais tempo para a dinâmica
de análise critica da narrativa fílmica. No caso, a análise critica do vídeo significa
efetuar a análise de conteúdo das falas e a análise das imagens produzidas,
vinculando-as com problemáticas do mundo do trabalho. O exercício da análise crítica
é um exercício categorial, isto é, ele visa analisar as falas e imagens por
meio de conceitos e categorias teóricas capazes de projetar – falas e imagens –
para além da singularidade explicitada.
A dinâmica de análise critica implica
(1) exibição do video; (2) participação do público individual ou em grupo
dissecando, de forma esparsa, significações apreendidas das falas e imagens (o
professor apenas oprganiza as impressões imediatas do público-espectador) e (3)
nova exibição do vídeo com pausas conduzidas pelo professor em momentos das
falas e cenas que têm um valor significativo para o processo de reflexão/interpretação
critica do video. O professor organiza conceitual e teoricamente a problemática
contida no vídeo, inclusive indo além dele no processo de reflexão crítica.